Etapa 3
Saelices el Chico-Ivanrey-Ciudad Rodrigo
Altos de Ivanrey. Foi nesta posição que se situaram, a 18 de Maio de 1706, os exércitos aliados com Portugal, de 5 nações diferentes, a mando do Marqués de Minas. Aconteceu antes da tomada de Ciudad Rodrigo, na Guerra de Sucessão, depois da passagem do chamado Vau de Carboneros. Este local oferece uma excelente visão panorâmica sobre o vale do Águeda e da cidade amuralhada, com as serras de França e da Gata como pano de fundo.

Ciudad Rodrigo vista dos altos de Ivanrey.
Ivanrey. Aldeia construída pelo Instituto de Colonização a 620 metros de altitude.
O rio Águeda. Com 131 km de extensão, o rio Águeda nasce (como o rio Côa) na Serra da Gata, em plena fronteira com Portugal, desembocando no Douro entre La Fregeneda e Barca d´Alva, depois de um último tramo partilhado entre os dois países. Pela sua passagem por Ciudad Rodrigo, o rio sustenta florestas de galeria e vários habitats de grande interesse para a vida selvagem, especialmente nos recantos que se formam no regate de El Bodón e nas áreas rasas do rio, onde podemos observar aves relativamente raras, como o garçote (Ixobrychus minutus) e o chapim-de-faces-pretas (Remiz pendulinus). Com sorte e paciência, podemos observar lontras (Lutra lutra) e cegonhas-pretas (Ciconia nigra). O clima ameno oferecido pelas alamedas no Verão faz do rio Águeda um enclave especialmente agradável durante esta estação e também durante o resto do ano. O rio está adaptado à prática de canoagem.

El Picón e La Pesquera, rio Águeda em Ciudad Rodrigo.

Alcázar de Enrique II e Ponte Maior reflectidos no rio Águeda.

Frango-d`água (Rallus aquaticus).
Ciudad Rodrigo (Conjunto Histórico). Há centenas de milhares de anos atrás, os humanos deixaram pegadas nas falésias rochosas de arenito com vista para o rio. Na mais proeminente destas alturas desenvolveu-se um antigo castro, provavelmente já desde a Idade do Bronze e mais tarde na de Ferro, quando esteve ocupado pelos Vetões, escultores do javali que olha para o castelo. Da ocupação romana, perduram as Três Colunas, escudo da cidade. O conjunto amuralhado, desenvolvido entre os séculos XII e XIX, tem a forma de uma estrela que rodeia um anel. Dentro e fora deste recinto, abundam as igrejas e os palácios, que, não obstante o seu elevado número, são apenas um resquício do que a cidade chegou a ostentar, desfigurada pelas guerras. A Catedral de Santa Maria – cuja construção foi iniciada quando as terras do actual concelho de Almeida pertenciam ao reino de Leão e, por isso, contribuíram para as obras desta sé – é uma jóia de diversos estilos artísticos. O castelo de Henrique II, sentinela do rio, ergue-se sobre a antiga ponte medieval, vigiando esta passagem sobre o rio que deu sentido a esta cidade. Nas palavras de Lord Wellington, é a posição mais bem escolhida que conheceu.

Catedral de Ciudad Rodrigo vista de Ivanrey, com a Sierra de Francia nevada.
|